A Nvidia, a principal empresa em chips para modelos de IA (inteligência artificial), afirmou que produzirá até meio trilhão de dólares em infraestrutura de IA nos Estados Unidos nos próximos quatro anos através de parcerias de fabricação.
A produção do chip de IA de última geração da Nvidia, conhecido como Blackwell, começou na nova fábrica da Taiwan Semiconductor Manufacturing em Phoenix. A Nvidia, com sede em Santa Clara, na Califórnia, também está construindo fábricas de supercomputadores no Texas, com a Foxconn e a Wistron, e fazendo parceria com a Amkor Technology e a Siliconware Precision Industries para operações de embalagem e teste no Arizona, disse a empresa em um comunicado nesta segunda-feira (14).
Espera-se que a “produção em massa” aumente nos próximos 12 a 15 meses.
“Acrescentar fabricação americana nos ajuda a atender melhor à incrível e crescente demanda por chips de IA e supercomputadores, fortalece nossa cadeia de suprimentos e aumenta nossa resiliência”, disse o CEO Jensen Huang no comunicado.
Empresas de eletrônicos ao redor do mundo, incluindo fabricantes de chips, estão se recuperando das novas políticas tarifárias em mudança da administração de Donald Trump. No fim de semana, o presidente prometeu que ainda aplicará tarifas a telefones, computadores e eletrônicos populares, minimizando a isenção emitida na sexta-feira (11) como apenas parte do processo geral para reformular o comércio dos EUA.
Empresas como a Apple e a Eli Lilly & Co. anunciaram planos de gastar bilhões de dólares para aumentar sua presença de fabricação nos EUA desde a eleição de Trump. Muitos dos planos já estavam em andamento antes da eleição, ou seguem de perto as tendências de gastos anteriores.