Após Elon Musk chamar um dos principais assessores econômicos do presidente Donald Trump de “idiota”, a Casa Branca disse nesta terça-feira (8) que deixará que as discussões em público continuem.
Musk e Peter Navarro, conselheiro comercial de longa data de Trump, têm discutido publicamente sobre a decisão do presidente americano de impor tarifas globais à maioria de seus parceiros comerciais.
A medida desencadeou uma forte retração no mercado financeiro e levou analistas a se perguntarem se os Estados Unidos caminham para uma recessão.
Na segunda-feira, na CNBC, Navarro rejeitou a pressão do bilionário e CEO da Tesla por “tarifas zero” entre os Estados Unidos e a Europa, chamando-o de “montador de carros” dependente de peças importadas, e disse que queria que as peças fossem fabricadas localmente nos EUA.
Musk rebateu. “Navarro é realmente um idiota. O que ele diz aqui é comprovadamente falso”, disse em um post no X.
“A Tesla tem os carros mais fabricados nos Estados Unidos. Navarro é mais burro do que um saco de tijolos.”
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que “essas são duas pessoas que têm opiniões muito diferentes sobre comércio e tarifas
“Meninos serão meninos, e deixaremos que suas discussões públicas continuem.”
Questionada sobre a briga entre os consultores, Leavitt disse que a natureza pública da discussão era uma evidência da transparência do governo e da disposição de Trump em ouvir opiniões diversas.
Navarro é amplamente visto como o arquiteto dos planos tarifários de Trump. Segundo a Casa Branca, a política tem como objetivo reativar a manufatura dos EUA e reforçar a segurança nacional, mas tem afetado os mercados e lançado as cadeias de suprimentos globais na incerteza.