Desde que assumiu a prefeitura de São Paulo, Ricardo Nunes implementa o maior programa de recuperação de pontes e viadutos. Com um investimento de R$ 2 bilhões, a iniciativa concluiu 134 obras de 2021 a 2024 e já colocou em andamento 130. Até o fim deste mês, outras 21 novas intervenções devem ser incluídas.
O objetivo do programa é garantir segurança estrutural dos viadutos e pontes, além de melhorar a mobilidade na cidade por meio da modernização da infraestrutura urbana. A iniciativa engloba manutenções corretivas como as preventivas, incluindo reforço estrutural, recuperação de fissuras e melhoria da drenagem pluvial.
Tecnologia no monitoramento
Como aliada desse programa, a cidade de SP conta com um sistema próprio de monitoramento remoto que acompanha em tempo real as condições dos viadutos e pontes do município. São 945 estruturas monitoradas diariamente.
A tecnologia, que foi desenvolvida e implantada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, combina imagens de satélite, videomonitoramento, drones, scanners a laser, modelagens virtuais e ferramentas de geoprocessamento em uma Central de Gestão e Visão Situacional.
A ferramenta também faz uma varredura em portais de notícias e redes sociais para detectar em tempo real qualquer tipo de evento adverso, como incêndios ou movimentações anormais ao redor das estruturas.
“Com isso, além de garantir a segurança de motoristas e pedestres, conseguimos aplicar de maneira mais eficaz os recursos públicos”, diz Adriana Boggio, secretária adjunta da pasta.
Com Stéfanie Rigamonti
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.