Menos de quatro horas antes do anúncio de Donald Trump de que ele estava pausando as tarifas em 90 dias, o que fez os mercados dispararem, o presidente americano fez um publicação dizendo aos seus 9,4 milhões de seguidores que era um bom momento para comprar ações.
“Este é um ótimo momento para comprar!!!”, postou em sua rede social, Truth Social, às 10h37 (horário de Brasília), na quarta-feira (9).
Pouco depois das 14h, ele anunciou na mesma rede que pausaria a maioria das novas tarifas, fazendo com que os mercados de ações subissem acentuadamente.
Os democratas agora acusam Trump de manipulação de mercado, e o termo ficou em alta no X (antigo Twitter), com mais de 33 mil postagens.
“O Presidente dos Estados Unidos está literalmente envolvido no maior esquema de manipulação de mercado do mundo”, postaram os democratas do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara na rede social.
Trump há muito tempo levanta questões de especialistas em ética sobre seus negócios, e após ser eleito, ele não fez promessas de se desfazer de nenhum de seus ativos financeiros. Os bens de Trump estão em um trust (estrutura de planejamento patrimonial) gerido por seus filhos, disse a Casa Branca.
O presidente detém grande parte de seu patrimônio líquido em sua participação na empresa-mãe da Truth Social, a Trump Media & Technology Group. Essa companhia é negociada sob a sigla DJT, as iniciais do presidente e a assinatura que ele usou na postagem de quarta-feira de manhã no Truth Social.
As ações da empresa subiram junto com os mercados após o anúncio das tarifas, fechando o dia com alta de mais de 21%.
A Casa Branca rebateu as acusações dos opositores de que Trump manipulou os mercados de forma inadequada.
“É responsabilidade do presidente dos Estados Unidos tranquilizar os mercados e os americanos sobre sua segurança econômica diante do alarmismo incessante da mídia”, disse o porta-voz da Casa Branca, Kush Desai, em um comunicado por e-mail.
Não é a primeira vez que Trump encoraja as pessoas a comprarem ações. Em meio a uma queda do mercado em 2018, durante seu primeiro mandato, ele disse aos repórteres que era uma “tremenda oportunidade de compra”.
Em uma entrevista, o deputado Steven Horsford (democrada de Nevada) disse que a postagem de Trump na quarta-feira levantou suspeitas de que membros da administração podem estar negociando com informações sobre tarifas antes de as informações serem divulgadas ao público.
“É minha preocupação que a administração possa estar usando a política comercial para dar informações privilegiadas a indivíduos antes de ações ou inações iminentes”, disse ele. “Se ocorreu, isso é manipulação de mercado.”
Horsford disse que está pedindo uma investigação completa sobre quem pode ter lucrado com essa informação, mas reconheceu que realizar tal investigação seria difícil quando a administração demitiu muitos dos inspetores gerais que normalmente fornecem essa supervisão.
Normalmente, casos de potencial manipulação de mercado são primeiro investigados por Bolsas, incluindo Nasdaq e a Bolsa de Valores de Nova York, cujos investigadores procuram anomalias de negociação e padrões incomuns por parte dos negociadores, disse James Angel, professor de finanças da Universidade de Georgetown.
Se encontrarem evidências de atividade incomum, eles relatam à Comissão de Valores Mobiliários, que determina se existem evidências suficientes para abrir investigação contra alguém por divulgações ou negociações inadequadas, disse ele.
Neste caso, não está claro como o caso seria construído, porque ninguém sabe quem pode ter se beneficiado da postagem de Trump. Executivos e grandes acionistas de empresas são obrigados a divulgar suas negociações, mas indivíduos privados que podem ter se beneficiado da postagem geralmente não são obrigados a divulgar essa informação ao público.
Como o principal tomador de decisões em torno da política tarifária, Trump tinha acesso a informações que os reguladores considerariam “materiais” para o valor das ações quando fez sua postagem “ótimo momento para comprar”. No entanto, seu comentário foi tão geral que seria difícil para alguém construir um caso de que representou uma violação de divulgação, disse Angel.
“Nossas leis de valores mobiliários proíbem qualquer tipo de fraude ou manipulação, mas muitas vezes é difícil provar manipulação”, disse Angel. “Duvido que os reguladores iriam atrás de alguém que diz que é um bom momento para comprar.”
Mas outros dizem que o presidente está se expondo a escrutínio com sua postagem.
Richard Painter, ex-advogado chefe de ética da Casa Branca de George W. Bush, disse que Trump estava correndo grandes riscos ao postar nas redes sociais de maneiras que se referem explicitamente aos mercados. Trump se expõe a alegações de que está envolvido em manipulação de mercado, potencialmente dando dicas privilegiadas “ou outras formas de fraude de valores mobiliários”, disse ele.
A postagem também pode desencadear investigações federais ou processos privados de qualquer investidor que perca dinheiro com sua recomendação.
“Ele está brincando com fogo”, disse Painter.
Os principais índices de ações subiram acentuadamente na quarta-feira após dias de perdas após os anúncios de tarifas na semana passada. O S&P 500 fechou em alta de 9,5%, e o Dow Jones subiu quase 8%.
As postagens de Trump podem ter pelo menos um efeito menos visível do que as oscilações do mercado de ações.
“Depois de hoje, um monte de fundos de hedge vão ter seus computadores seguindo o Truth Social e negociando com os tuítes do presidente”, disse Angel.