Os cuidados com os cabelos vão além de shampoos, máscaras e óleos capilares. As escovas também entram nesse escopo e devem ser escolhidas de acordo com a finalização desejada e os diferentes tipos de fios.
“As escovas modernas utilizam materiais e designs que reduzem a tração no couro cabeludo e evitam danos”, explica a tricologia Ana Carina Junqueira.
Escovas com cerdas flexíveis e macias reduzem o atrito e distribuem a pressão de forma uniforme, prevenindo lesões no couro cabeludo.
As que possuem pontas arredondadas protegem a pele sensível contra arranhões e irritações.
Além disso, há modelos com tecnologia de distribuição de força, que minimizam a pressão em pontos específicos, e opções com massagem estimulante, que usam vibração ou cerdas especiais para melhorar a circulação sem desconforto.
Para quem sofre com frizz, as iônicas são uma ótima escolha para reduzir o aspecto arrepiado, pois neutralizam a estática e evitam pequenos choques.
Como escolher a escova certa?
A tricologista Ana Carina Junqueira explica que o modelo ideal de escova varia de acordo com o tipo de cabelo e as necessidades de cada um. Para cabelos finos, recomenda-se escovas de cerdas macias e densas, como as de javali, ou almofadadas com cerdas flexíveis, que distribuem os óleos naturais e desembaraçam sem quebrar os fios.
Cabelos grossos beneficiam-se de escovas com cerdas espaçadas e firmes, como as de nylon reforçado, ou iônicas/térmicas, que reduzem volume e frizz. As escovas iônicas emitem íons negativos que neutralizam a carga positiva dos fios, reduzindo o arrepiado e a estática.
Os fios cacheados exigem pentes ou escovas de dentes largos para preservar os cachos, ou modelos com cerdas de silicone/borracha que minimizam atrito e quebras.
“A escolha correta da escova, combinada com técnicas suaves de pentear, é essencial para manter a saúde capilar”, afirma a médica.
Há marcas pioneiras no mercado que buscam se adequar a diferentes reivindicações do consumidor. Uma dessas é a Tangle Teezer, que surgiu na Inglaterra, mas ganhou o público brasileiro.
A Tangle possui uma tecnologia patenteada de cerdas que combina flexibilidade e comprimentos variados para desembaraçar o cabelo sem puxar ou danificar, o que pode reduzir a quebra e deixar os fios mais saudáveis. “Recentemente, introduzimos materiais que alinham sustentabilidade e desempenho. Por exemplo, todas as nossas escovas são desenvolvidas com materiais recicláveis para reduzir o impacto ambiental”, afirma Rogério Sartini, CEO e diretor criativo da Tangle Teezer.
No Brasil, marcas como Ricca se destacam por oferecer diferenciais como escovas cilíndricas com tubo de cerâmica, que aceleram o alisamento, cabos emborrachados para melhor manejo e materiais resistentes a altas temperaturas —suportando até 230°C do secador, cita a analista de produtos, Daniela Fajan e o gerente de marketing de produtos Marcelo Omi.
Já a Marco Boni aposta em tendências globais e diversidade, desenvolvendo escovas tanto para profissionais quanto para o uso diário. Quando o assunto é inovação sustentável, a gerente de produto Ligia Sposito afirma que as escovas possuem um “percentual de fibra de coco e também de arroz, misturada ao plástico para garantir maior sustentabilidade”.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.