Donald Trump afirmou que avançaria com a imposição de tarifas de 25% sobre todas as importações do Canadá e do México a partir de terça-feira, acrescentando que não havia “espaço” para negociações de última hora.
Os comentários do presidente dos EUA vieram um dia após seu secretário de comércio, Howard Lutnick, sugerir que a extensão e o momento das tarifas planejadas ainda estavam para ser finalizados, descrevendo a situação como “fluida”.
Mas no Salão Oval na tarde de segunda-feira, Trump disse: “As tarifas, vocês sabem, estão todas definidas. Elas entram em vigor amanhã.”
No mês passado, Trump emitiu uma ordem executiva aplicando tarifas adicionais de 25% a todas as importações do Canadá e do México, com exceção do petróleo e produtos energéticos canadenses, que enfrentarão uma taxa de 10%.
O Canadá é de longe o maior fornecedor estrangeiro de petróleo para os EUA, representando cerca de 60% de suas importações de petróleo bruto.
Dias depois, ele adiou a implementação das tarifas para 4 de março, após uma diplomacia frenética de última hora entre Trump e a presidente mexicana Claudia Sheinbaum e o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau.