A alopecia é uma condição crônica que pode levar homens e mulheres à calvície. A forma mais frequente é a androgenética, que é hereditária. Recentemente, a apresentadora Xuxa declarou ter esse tipo de alopecia e contou ter feito uma cirurgia de transplante capilar como tratamento.
De acordo com o cirurgião Thiago Bianco, responsável pelo procedimento, a técnica empregada é chamada de FUE No Shaving. Como o nome em inglês diz, o diferencial é a não necessidade de raspar os fios antes de serem transplantados.
Já a sigla FUE, também em inglês, significa extração de unidade folicular. Isso quer dizer que, nessa técnica, as unidades foliculares da área doadora são extraídas individualmente para depois serem implantadas nas regiões mais afetadas pela alopecia.
Normalmente, para se ter um resultado melhor, é feita a raspagem —total, no caso dos homens, ou parcial, no caso das mulheres— de uma área escondida. Mas, por motivos variados, algumas pessoas não podem ou não querem passar por essa etapa. Por isso Bianco afirma ter desenvolvido a técnica que transplanta os fios longos.
“Para pessoas que não têm tanto tempo para a recuperação, ou por terem uma mídia ativa, apresentarem programas”, diz o médico que já operou artistas como Roberto Carlos e Tom Cavalcanti, citando que a técnica é indicada para figuras públicas ou áreas pequenas.
Para pessoas que não têm uma indicação específica de não raspar o cabelo, Bianco recomenda a raspagem, que segundo ele traz um resultado mais satisfatório. As exceções, ele diz, são os transplantes de sobrancelha ou barba, em que os pelos não são raspados para que seja possível ver a curvatura dos fios.
É importante ressaltar que o procedimento é cirúrgico e deve ser realizado por um médico. A cirurgia feita por Bianco envolve sedação total do paciente e pode durar de oito a dez horas.
Por isso alguns cuidados pré e pós-operatórios devem ser seguidos. Após a realização da cirurgia, é preciso ficar um mês sem se expor ao sol e usar adereços como bonés e lenços, diz o médico. Além disso, nas primeiras três noites é necessário dormir sem contato direto com o travesseiro. “Pode dormir deitado, normal, mas usando aquele travesseiro de pescoço que usamos no avião”, diz.
Outras recomendações são evitar coçar para não traumatizar a região, e ao lavar o cabelo o recomendado é não esfregar o couro cabeludo . Escovas modeladoras, como as que são feitas em salão de beleza, são liberadas após 90 dias —e com cuidado. Procedimentos químicos, por sua vez, podem ser feitos apenas um ano após a cirurgia.
Os resultados ficam visíveis a partir de seis meses, afirma o médico. “O cabelo cresce um centímetro por mês. Se seu cabelo tem dez centímetros, em dez meses ele já estará normal”, conclui Bianco.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.